Quantcast
Channel: Kotaku Brasil » Street Fighter
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32

Ao encontro dos mais fortes: brasileiro Chuchu participa de torneio de Street Fighter na França

0
0

A primeira vez que o jovem (e ainda arrogante) Ryu perdeu uma luta, contra Guile em um bar, ele descobriu que existia pessoas mais fortes pelo mundo. Isso acontece no clássico anime Street Fighter II Victory, que passava na TV nos anos 90.

>>> Brasileiro Chuchu vai competir no torneio oficial de Street Fighter: “Estou confiante de que posso ir bem”
>>> Japonês Momochi vence Capcom Cup e ganha US$ 30 mil; Chuchu se despede sem vencer

Do mesmo modo, Eric Moreira, o Chuchu, considerado o melhor jogador um dos melhores jogadores de Street Fighter do Brasil (apesar de ele negar o título), percebeu a grande diferença de nível dos jogadores de fora ao participar do Capcom Cup, o torneio oficial de Ultra Street Fighter IV, que aconteceu no fim do ano passado. O brasileiro perdeu as duas partidas que disputou. “Eles são mais fortes que eu, por isso não fui bem (no torneio)”, falou ao Kotaku.

Mas agora Chuchu terá uma nova oportunidade. Assim como Ryu foi “ao encontro dos mais fortes” enfrentando lutadores de todo o mundo na animação, o brasileiro mais uma vez vai encarar os melhores jogadores de Ultra Street Fighter IV no torneio Red Bull Kumite, que vai acontecer em Paris, no fim do mês. Lá, ele vai encarar gente como Infiltration, o atual campeão do EVO Luffy e o lendário Daigo.

chuchu_fighters

Chuchu com alguns dos jogadores de Street Fighter durante a Capcom Cup

Ao ir para o Capcom Cup no ano passado, Chuchu já tinha conseguido o feito de estar entre os 16 melhores jogadores de Ultra Street Fighter IV do mundo, mas ainda assim, por ter sido seu primeiro torneio internacional, ele era a única figura desconhecida daquele constelação de jogadores famosos.

Isso não chegou a incomodar o brasileiro antes de ir para a competição e ele se mostrava confiante. Mas, após perder para Infiltration e para o japonês Bonchan, ele percebeu que o nível deles era algo que não estava acostumado. “Não fui bem porque simplesmente estou abaixo deles em diversos quesitos que fazem a diferença na hora do campeonato”, confessa. E quais seriam elas? Chuchu fala que o nervosismo, a falta de foco e de conhecimento em match ups (qual personagem usar que tem vantagem em relação ao outro) foram fatores que o prejudicaram nas lutas.

Mas Chuchu não vê, nem de longe, a sua participação na Capcom Cup como uma fracasso. É aquele velho lance de ganhar experiência e ele diz que a competição serviu, principalmente, para ele notar esses “defeitos” como jogador. Por isso mesmo, desde então ele vem trabalhando esses aspectos mais emocionais e psicológicos, muito mais do que mudar a forma de treinar ou aumentar o ritmo de treino.

Aliás, o trio de personagens que ele usa nas competições (Sakura, C. Viper e Chun-li) continua intacto, apesar dele começar a experimentar outros bonecos vez ou outra. “Me apeguei um pouco a Poison e talvez eu leve ela a sério quando voltar de lá (da França)”, fala.

Possíveis revanches

O Red Bull Kumite vai reunir 14 jogadores de Ultra Street Fighter IV de todo mundo e vai contar como um torneio oficial para a Capcom Pro Tour 2015 (que leva para a Capcom Cup no fim do ano).

A lista completa dos jogadores convidados para o torneio segue abaixo.

BE.Nemo (Japão)
MD.Luffy (França)
Snake Eyez (EUA)
Bonchan (Japão)
RZR.Fuudo (Japão)
RZR.Xian (Singapura)
MCZ.Tokido (Japão)
MCZ.Daigo (Japão)
MCZ.Mago (Japão)
CNB.ChuChu (Brasil)
Infiltration (Coreia do Sul)
GL.Valmaster (França)
Dieminion (EUA)
Ryan Hart (Reino Unido)

Alguns deles estavam na Capcom Cup do ano passado e, para Chuchu, pode ser a oportunidade de uma revanche com os dois que o derrotaram por lá: Infiltration e Bonchan. “Seria muita ‘sorte’ (enfrentar os dois novamente)”, brinca o brasileiro.

Principalmente com Infiltration, ele possui até já uma certa rivalidade de alguns anos. Chuchu conseguiu vencer o sul coreano uma vez aqui no Brasil, no torneio Revox, em 2013. Já na Capcom Cup, a Sakura do brasileiro foi massacrada pela Chun-li de Infiltration. O placar está 1 a 1.

Porém Chuchu, particularmente, prefere não enfrenta-lo no torneio novamente para desempatar esse placar. “Agora ele está jogando com um dos personagens que eu mais odeio e não tenho conhecimento de como enfrentar muito bem: Decapre”, confessa.

Infiltration também é famoso por saber jogar bem com uma grande variedade de personagens, o que dificulta ainda mais uma chance de vitória. Por outro lado, um dos jogadores que o brasileiro prefere enfrentar é lendário Daigo Umehara.

Experiência internacional

Ao perceber que existiam oponentes bem mais fortes que ele, Ryu parte em uma jornada em várias partes do mundo para ganhar experiência nas artes de luta. Chuchu também gostaria de fazer o mesmo (mas, no caso, para participar de torneios). “Se eu pudesse passar um tempo lá fora indo em torneios acredito que eu ia melhorar muito e ainda poderia fazer com que nossos competidores melhorassem também passando a minha experiência e conhecimento para eles”.

No vídeo abaixo, Chuchu mostra os bastidores da sua participação no Capcom Cup 2014.

O Red Bull Kumite vai ser o segundo torneio internacional que o brasileiro vai participar, mas uma carreira mais internacional para ele, infelizmente, ainda não é possível no momento. “Ainda mais com o dólar caro do jeito que está, é bem inviável”, fala.

Por isso, ele pretende se focar bastante nos torneio aqui mesmo no Brasil e, em especial, se prepara para o torneio de Street Fighter que deve acontecer na Brasil Game Show, em outubro, já que ela deve dar uma vaga direta para a Capcom Cup 2015.

Chuchu e o produtor de Street Fighter, Yoshinori Ono, no Capcom Cup

Chuchu e o produtor de Street Fighter, Yoshinori Ono, no Capcom Cup

Aos que quiserem torcer e acompanhar Chuchu representando o Brasil na França, o Red Bull Kumite vai acontecer no dia 28 de março e deverá ser transmitido ao vivo por streaming. Fica a nossa torcida para uma boa participação do brasileiro.

O post Ao encontro dos mais fortes: brasileiro Chuchu participa de torneio de Street Fighter na França apareceu primeiro em Kotaku Brasil.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32

Latest Images



Latest Images